A respeito dos aspectos sintáticos e da relação entre os elementos encontrados no texto, assinale a alternativa correta.
a) A reescritura do título do texto em Escravos sem correntes são os trabalhadores resgatados que relatam ameaças, moradias insalubres e água dividida com animais não implica alterações sintáticas ou semânticas.
|
b) A inserção de um artigo antes de “dívidas impagáveis” (linha 1) implicaria, para que seja mantido o paralelismo sintático do trecho, a inserção de artigos antes de todos os elementos da enumeração inicial do texto.
|
c) O particípio “feito”, em “Um levantamento exclusivo feito pelo G1” (linha 7), deve a respectiva concordância ao substantivo próprio “G1” que, por ser masculino, influencia a concordância de todo o referido trecho.
|
d) O pronome relativo “que”, encontrado em “Foram analisadas 33.475 páginas que contêm a descrição do local” (linhas 9 e 10), desempenha a função sintática de objeto direto, ao substituir o trecho “33.475 páginas”.
|
e) O período ‘“Assino um recibo de salário, mas não fico com nenhuma via’” (linha 29) pode ser reescrito em Assino um recibo de salário. Mas, não fico com nenhuma via sem que exista, nesse caso, alterações sintático-semânticas.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.