O uso dos sinais diacríticos de pontuação tem relações sintático-semânticas na construção de um texto, além de, em alguns casos, acrescentar elementos típicos da fala à escrita.
Com relação ao uso dos sinais de pontuação encontrados no texto, assinale a alternativa correta.
a) O ponto que separa as orações em “Fomos de carona. Chegamos à fazenda e procuramos o gerente” (linhas 20 e 21) poderia ser substituído por vírgula sem que fosse necessária qualquer outra alteração no trecho.
|
b) O uso do sinal de dois-pontos, no título do texto em “Escravos sem correntes: trabalhadores resgatados relatam (...)”, fere as normas de pontuação, uma vez que, nesse caso, o uso recomendado é o da vírgula.
|
c) A inserção de uma vírgula antes do “que”, em “Foram analisadas 33.475 páginas que contêm a descrição do local” (linhas 9 e 10), não alteraria a semântica da frase.
|
d) Os travessões utilizados em “Fazenda em Itupiranga (PA) – trabalhador de 36 anos de idade – resgatado em novembro de 2016” (linhas 17 e 18) não podem ser substituídos corretamente por vírgulas.
|
e) A troca das vírgulas encontradas no primeiro período do texto por ponto-e-vírgula não feriria quaisquer normas de uso dos sinais de pontuação.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.