O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O ato de brincar é fundamental para a formação do indivíduo. Ao brincar, a criança, de forma lúdica, vai-se apropriando da realidade, estabelecendo as suas relações sociais e utilizando toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva. Experimenta, assim, novas situações, desafios e aventuras. Considerando o exposto assinale a alternativa que expressa o papel do professor na brincadeira:
a) É preciso que o professor, nos momentos nos quais as crianças brincam, evite jogos que possuem regras, como atividades didáticas, pois o brincar não deve estar associado às atividades didáticas.
|
b) Deve observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem.
|
c) Deve, apenas, observar como as crianças ampliam suas capacidades de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens.
|
d) É preciso que o professor tenha consciência que a brincadeira das crianças é apenas um momento recreativo.
|
e) Deve evitar organizar a base estrutural da brincadeira, evitando a oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, da delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para brincar.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.