A análise estruturada de sistemas compõe-se de um conjunto de técnicas e ferramentas, em constante evolução. Seu conceito fundamental é a construção de um modelo lógico (não físico) de um sistema, utilizando técnicas gráficas capazes de levar usuários, analistas e projetistas a formarem um quadro claro e geral do sistema e de como suas partes se encaixam para atender às necessidades daqueles que dele precisam.
São considerados problemas de análise estruturada de sistemas, EXCETO:
a) O esforço, a formalidade e o grau de detalhes necessários, especialmente na construção do dicionário de dados, muitas vezes sofrem resistência.
|
b) Tem havido uma certa preocupação por parte dos programadores, de que ao obterem especificações detalhadas da lógica no português estruturado, acabarão “retirando todo o prazer da programação, tornando-os meros codificadores.”
|
c) A orientação dos usuários e o treinamento dos analistas são necessários, pois com a introdução da análise estruturada foram mudadas as “regras do jogo”, e todos devem ser bem esclarecidos quanto às novas regras e à maneira como elas melhoram o jogo.
|
d) As interfaces entre o novo sistema e outros já existentes, são mostradas de modo bem mais difícil e complexo.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.