Com base no trecho a seguir, analise as afirmações que estão logo após esse e assinale a alternativa correta.
Minha inserção no mundo, embora seja única, é parcial e, por isso mesmo, o que chamo de respeito também é limitado e pode ser considerado pelo outro algo desrespeitoso.
Tudo parece um círculo vicioso e sem saída. Mas não é. Não é sem saída dentro dos limites provisórios de nossa história, porque podemos tentar mudar de lugar, perceber, de outro ponto, o mundo que nos constitui e envolve. [...]
Nessa perspectiva, a diferença não é apenas de etnia, gênero, classe, política e outras tantas manifestações de nosso ser no mundo. A diferença não é apenas algo exterior a nós mesmos. A diferença sou eu, jamais idêntica a minha intimidade, sempre em estado de conversa, de dúvida, de raiva, de preconceito, de desejo, enfim de não coincidência comigo mesma. [...].
Mas quem acolherá a grande empresa do pensamento, do pensamento fora dos benefícios do mercado, fora das Universidades vendidas às grandes empresas 'educacionais'? Eis a questão que é continuamente lançada a todos/as nós para tentarmos entender um pouco mais o significado múltiplo e complexo do 'respeito às diferenças' e ousar vivêlo como valor em nosso cotidiano.
a) Assim como a palavra inserção, a lacuna presente em preten__ão deve ser preenchida com ç, posto que ambos vocábulos são derivados de verbos: inserir e pretender respectivamente.
|
b)
A construção "por isso mesmo" anuncia que se irá explicitar uma causa.
|
c) A expressão "círculo vicioso" poderia ser substituída por "ciclo vicioso" sem que isso implicasse alteração semântica, já que círculo e ciclo são sinônimos.
|
d) Em "pode ser considerado (1) pelo outro (2) algo desrespeitoso", os termos em destaque exercem sintaticamente, respectivamente, as funções de agente da passiva e de predicativo do sujeito.
|
e) Em "A diferença não é apenas algo exterior a nós mesmos [...] Mas quem acolherá a grande empresa do pensamento.", os termos em destaque exercem a função sintática de adjunto adnominal
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.