Dançar faz bem à cabeça
Aprender, memorizar e se equilibrar: o que essas habilidades têm em comum? Bem, todas estão relacionadas com o hipocampo, área do cérebro que pode ficar comprometida com o avançar da idade. Um estudo do Centro Alemão para Doenças Neurodegenerativas revelou uma prática especialmente bem-vinda para essa região: a dança. Os pesquisadores compararam a atividade com treinos de resistência e flexibilidade. Aí perceberam que, principalmente em termos de equilíbrio, mexer o corpo ao ritmo da música é mais vantajoso. Isso porque as mudanças de movimento típicas do bailado aprimoram essa função mais do que os exercícios clássicos. Fora que os mais velhos precisavam se lembrar das coreografias – o que, de quebra, favorecia a memória.
(Revista Saúde, nº 421.)
Em termos de recursos linguísticos empregados no texto, assinale a afirmativa correta.
a) Na quarta linha, o termo Aí funciona como advérbio, indica circunstância de tempo e pode ser substituído por No momento atual.
|
b) A primeira frase do texto pode ser reescrita, sem prejuízo da correção gramatical, da seguinte maneira: O que as habilidades aprender, memorizar e equilibrar-se têm em comum?
|
c) O vocábulo Bem, advérbio de modo, na primeira linha, opõe-se a mal e caracteriza no texto o processo verbal expresso por estão relacionadas
|
d) As expressões Fora que e de quebra, na última frase, exemplificam a linguagem formal empregada no texto e podem ser substituídas por Apesar de que e além de, respectivamente.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.