A recomendação atual para a prática de atividade física na adolescência é de que todo jovem deveria envolver-se, diariamente, por cerca de 60 minutos ou mais em atividades físicas moderadas e/ou vigorosas pelo menos cinco vezes por semana. Acerca do assunto, é incorreto afirmar que
a) alguns estudos realizados no Brasil mostraram que 10% das crianças e dos adolescentes não atingiram as recomendações atuais de atividade física.
|
b) outro benefício imediato das atividades físicas está relacionado com a maximização do pico de massa óssea, variável extremamente importante para a prevenção de doenças futuras, como a osteoporose.
|
c) nas últimas duas décadas, observou-se um aumento no número de estudos que investigaram os efeitos da prática de atividades físicas na prevenção e na reabilitação de doenças crônicas e seus fatores de risco na infância e na adolescência.
|
d) além da melhora na aptidão física, relacionada à saúde como benefício imediato, alguns estudos mais recentes têm procurado discutir o quanto as atividades físicas podem contribuir na prevenção e reabilitação da obesidade, que é um dos principais problemas de saúde pública de crianças e adolescentes na atualidade.
|
e) um dos benefícios imediatos de maior magnitude que a prática de atividades físicas oferece para crianças e adolescentes é a melhora na aptidão física relacionada à saúde. Benefícios advindos da melhora na aptidão cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade e composição corporal contribuem para a melhora das atividades da vida diária nessa faixa etária.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.