A rapidez e a facilidade observada no processo de troca de informações, bem como a inserção de empresas de diferentes portes em cadeias de valor globais, reforçam a importância de se analisar o contexto externo à organização. Ao analisar o ambiente externo, o administrador verifica as ameaças e as oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar ou usufruir dessas situações. Considerando uma correta análise das oportunidades, pode-se afirmar que
a) uma empresa provavelmente se aproveitará de uma vantagem diferencial, se suas características particulares satisfazem os requisitos para o sucesso da oportunidade de forma mais eficiente, eficaz e efetiva que sua concorrente potencial.
|
b) a identificação das oportunidades deve ser restrita, pois não se faz necessário um mapeamento extenso, uma vez que todas as empresas possuem recursos limitados e não conseguem responder a todas as vantagens do ambiente externo.
|
c) as oportunidades internas são mais relevantes que as externas, pois há um maior conhecimento de suas características. Com isso, seu uso é mais rápido e de menor custo, como a oportunidade relativa a novos produtos e serviços.
|
d) dentre as oportunidades observáveis, existe a denominada “ponto neutro”. Esta é uma variável identificada pela empresa; todavia, não existem critérios e parâmetros de avaliação para sua classificação como ponto forte ou ponto fraco.
|
e) todas as situações observáveis no ambiente interno e externo podem ser consideradas oportunidades, pois a empresa pode mudar seu processo produtivo e/ou seus interesses para usufruir dos benefícios advindos delas.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.