Leia o texto a seguir e resposta à questão.
“Nascido sob o signo do Barroco, o Brasil tem sua fisionomia e alma compostos até hoje de seu sopro místico. Aqui, o Barroco não foi um estilo artístico passageiro, mas a substância básica de toda uma nova síntese cultural. Se há um traço que perpassa as diferentes manifestações da cultura brasileira, é justamente esse barroquismo latente, com as vibrações e ressonâncias que lhe são típicas: extremos da fé, cupidez do poder, anseios messiânicos, ilusão de grandeza, impulso da contradição, exaltação dos sentidos, êxtase da festa, convivência das disparidades, atração das vertigens, mágica das palavras, sonho da glória, pendor para o exuberante e o monumental, gosto da tragédia, horror da miséria e compulsão à esperança. Não cabe, portanto, falar numa era do Barroco, sendo mais apropriado tentar entender essa dimensão barroca profunda que assinala toda a história do Brasil”.
(SEVCENKO, Nicolau. Pindorama revisitada: cultura e sociedade em tempos de virada. Editora Peirópolis: São Paulo, 2000)
Assinale a alternativa abaixo que melhor resume o trecho escrito por Nicolau Sevcenko acima destacado:
a) ao criar o Barroco, o Brasil foi capaz de reunir em um mesmo estilo artístico diversos elementos que se manifestam na cultura brasileira.
|
b) a fascinação do Brasil com o Barroco advém de suas raízes étnicas multiculturais, as quais lhe emprestam características que se espelham neste estilo artístico.
|
c) diferentemente do que houve em outros lugares, no Brasil, o Barroco se misturou ao arcabouço da própria cultura do país, tornando-se parte constituinte da história nacional.
|
d) por ser um país colonial, o Brasil adotou o estilo Barroco da metrópole e fez dele a sua forma de manifestação cultural mais marcante. Com isso, acabou por se colocar em oposição aos estilos que vieram a surgir em Portugal posteriormente.
|
e) a magia, a grandeza e os anseios messiânicos são exemplos de características que fizeram do Barroco um estilo de grande adesão no Brasil, ainda que transitoriamente.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.