Sob o influxo dos outros, o indivíduo adquire as
2 marcas da identidade coletiva: superexcitação da
vontade que, tangida pela afetividade, impele à ação
4 sem possibilidade de raciocínio; credulidade e, em
consequência, suscetibilidade à sugestão de um
6 líder manipulador de imagens e palavras de ordem
simples e expressivas, que constituem o único material
8 simbólico a ser processado sem reflexão; ausência de
barreira para atos violentos (e eventualmente heróicos
10 segundo a mesma lógica). A “alma da multidão” diz
respeito a fenômenos de imitação pensados a partir
12 da metáfora da hipnose tornada o operador lógico
central. O comportamento da multidão explica-se por
14 algo como o processo de mesmerização coletiva,
em que a autonomia da vontade submerge diante da
16 vontade de obedecer dirigida ao líder sugestionador.
(Fernando Antônio Pinheiro Filho, A alma da raça. A especificidade
do funcionamento individual sob o influxo da multidão.
Jornal de Resenhas, maio de 2009, n. 2, com adaptações)
Assinale a opção em que a alteração proposta para estruturas linguísticas do texto provoca erro gramatical e/ou incoerência textual:
(Questão anulada)
a)
Transformação do aposto “único material simbólico” (L. 7 e 8) em oração desenvolvida, escrevendo-se que são o único material simbólico. |
b)
Omissão da marca de temporalidade, retirando-se a ser de “a ser processado” (L 8). |
c)
Inserção de artigo definido, em “diz respeito a fenômenos” (L. 10 e 11), escrevendo-se diz respeito aos fenômenos. |
d)
Omissão da indeterminação em “explica-se por algo” (L.13 e 14), escrevendo-se O comportamento da multidão explica algo. |
e)
Substituição do pronome “em que a autonomia” (L.15) por pronome com artigo, escrevendo-se no qual a autonomia. |
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