01 Conheça soluções para a crise da água em 6 cidades do mundo 02 03 Regiões com problemas de abastecimento recorrem a alternativas como dessalinização, transposição e 04 exploração de aquíferos. Será que esses métodos ajudariam São Paulo? 05 06 Pequim (China) - Transposição de água 07 É viável em São Paulo? O governador paulista, Geraldo Alckmin, propôs uma obra de transposição para 08 interligar o Sistema Cantareira à bacia do rio Paraíba do Sul - proposta polêmica, já que este último é a 09 principal fonte de abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, mas vista como "viável" pela Agência 10 Nacional de Águas (ANA). O custo estimado é de R$ 500 milhões. 11 12 Perth (Austrália) - Dessalinização 13 É viável em São Paulo? A dessalinização não seria uma opção coerente, diz Whately, do ISA, já que São 14 Paulo não é cidade costeira e o Brasil tem um enorme patrimônio de água doce. Ao mesmo tempo, já se 15 fala em recorrer ao uso emergencial de água usada: o governo paulista anunciou nesta semana planos de 16 construir uma Estação de Produção de Água de reúso na zona sul de São Paulo. 17 18 Nova York (EUA) - Proteção de mananciais 19 É viável em São Paulo? Para Whately, trata-se da opção mais adequada para a realidade paulista: "A 20 ideia (em Nova York) foi pensar o recurso que eles tinham disponíveis e cuidar deles, em vez de investir 21 em obras", diz. 22 23 Zaragoza (Espanha) - Conscientização e metas 24 É viável em São Paulo? Não apenas viável como necessário, diz Whaterly, do ISA. "Se houvesse, por 25 exemplo, um amplo programa de incentivos à aquisição de hidrômetros individuais (em vez de coletivos) 26 nos edifícios de São Paulo, haveria uma economia brutal de água", opina. "Também são necessários 27 incentivos à construção de cisternas e sistemas individuais de reúso da água." 28 29 Cidade do México (México) - Novos aquíferos 30 É viável em São Paulo? Para Whately, o uso de água subterrânea já é uma realidade para diversas 31 cidades brasileiras, mas, por serem importantes reservas de água para o futuro, seu uso deve ser racional. 32 "Ainda temos pouco conhecimento a respeito de nossos aquíferos. Eles precisam ser mais bem estudados 33 e mais bem cuidados – por exemplo, há locais em que o uso de agrotóxicos (no solo) pode prejudicá-los." 34 35 Cidade do Cabo (África do Sul) - Guerra contra o desperdício 36 É viável em São Paulo? Para Whately, as perdas de água também são um "problema enorme" em São 37 Paulo. "Quase um terço da água é perdida (no caminho ao consumidor), o que equivale a todo o volume 38 do Guarapiranga e Alto Tietê juntos", diz. "Em alguns casos, encanamentos antigos podem contribuir para 39 isso. Seria necessário mapear, com a ajuda das prefeituras, áreas onde há grandes perdas de água e 40 identificar os motivos."
(Adaptado de: < http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/11/conheca-solucoes-para-a-crise-da-agua-em-6-cidades-do-mundo.html >. Acesso em: 06/01/2015.)
Ainda temos pouco conhecimento a respeito de nossos aquíferos. Eles precisam ser mais bem estudados e mais bem cuidados por exemplo, há locais em que o uso de agrotóxicos (no solo) pode prejudicá-los.
O uso do pronome em prejudicá-los retoma a palavra
a)
conhecimento. |
b)
cuidados. |
c)
locais. |
d)
agrotóxicos. |
e)
eles. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.