Sobre a evolução histórica do Direito do Trabalho, de 1500 até a Constituição da República de 1988, considere as seguintes proposições:
I. Até a Proclamação da República não houve qualquer norma no quadro legislativo referente ao trabalho, o que é compatível com o panorama social escravocrata, só abolido no ano anterior.
II. No período que vai da Proclamação da República até a data imediatamente anterior à Revolução de 1930, o Brasil não contou com qualquer norma que remetesse ao Direito do Trabalho, posto que a época era de turbulenta transição político-social do país e, por todo o mundo, surgiam os mais variados processos ditatoriais.
Ill. Em 1930, cria-se o Ministério do Trabalho, apresentado pela doutrina como marco do aparecimento do Direito do Trabalho no Brasil.
IV. Em 1943, surge o diploma mais importante para a disciplina, que é a Consolidação das Leis do Trabalho.
V. A Constituição do Império, de 1824, limita-se a assegurar a liberdade de trabalho, ao passo que a Constituição de 1891 assegura a liberdade de associação.
Responda:
a)
Apenas as assertivas I, II e III são corretas. |
b)
Apenas as assertivas I, II e IV são corretas |
c)
Apenas as assertivas I, III e IV são corretas. |
d)
Apenas as assertivas III, IV e V são corretas. |
e)
Todas as assertivas são erradas. |
A Constituicao de 1891 foi a segunda constituicao brasileira e a primeira no sistema republicano de governo, alem de instituir a liberdade de associacao, criou a fiscalizacao obrigatoria nas fabricas com numero grande de menores e proibiu o trabalho noturno de menores e 15 anos limitando a jornada de trabalho a 7 horas diurno, podendo ser estendida ate 9 horas ficando proibido o trabalho de menores de 12 anos.
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.